A integração do transporte coletivo da Grande Natal foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promovida nesta terça-feira (16) pela deputada estadual Terezinha Maia (PL), que justificou “a questão da bilhetagem única como um dos maiores anseios da população da região metropolitana”. No encontro estiverem presentes representantes da UFRN, Fetronor, UMES, STTU e DER, além de federação de estudantes.

Em sua fala, Terezinha destacou que a Região Metropolitana de Natal é composta por 15 municípios, e alguns deles, como São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba e Parnamirim são conurbados com Natal. E em muitos casos a divisa desses municípios com a capital é apenas uma faixa imaginária, o que provoca o chamado fenômeno das cidades dormitórios, onde o trabalhador e sua família moram em um município e trabalham ou estudam em outro.

“Essa realidade requer a existência de soluções igualmente conjuntas; e uma delas é exatamente a do transporte coletivo, que precisa ter uma solução comum, não somente das rotas dos ônibus, mas também do custo e praticidade das tarifas cobradas por viagem, uma vez que não é razoável que o morador para vir trabalhar ou estudar em Natal precise pagar duas tarifas diferentes para uma viagem única, em uma rota de poucos quilômetros”, argumentou a parlamentar.

Superintendente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, entende que o transporte público precisa ser priorizado. “Esse modelo atual está totalmente superado, tanto na gestão como na remuneração. Precisamos pensar rapidamente em como financiar o transporte, pois somente pelas passagens não dá viabilidade. É preciso entender que o sistema de transporte é público e de responsabilidade do Poder Público. Necessitamos de uma gestão de transportes”, afirmou Eudo.

O diretor de Transportes do DER/RN, Rômulo José Carneval, que estava representando o Governo do Estado, defendeu que o órgão tem atuado pela bilhetagem única, mas tem esbarrado em questões legais. “A bilhetagem única é algo que venho lutando desde que estou no DER, mas hoje temos um impedimento jurídico que nos impede a unificação. Entendo eu que ela seria um passo importante para a integração do sistema de transporte da Região Metropolitana de Natal”, explicou o diretor.

Do município de Natal, o diretor de Estudos e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Alan Victor, informou que vem realizando reuniões conjuntas com o DER e reforçou a necessidade de ações integradas. “Hoje os sistemas estão pensados de forma individualizada. Encontros como esse ajudam a avançar e aproximar os diálogos entres os entes. Essa integração é muito importante e o município tem todo o interesse em se unir aos demais para trabalharmos juntos nessa integração, que sabemos ser muito complexa, pois exige todo o reordenamento do sistema de transporte público da Região Metropolitana”, pontuou.

“Sobre o tema, aponto três pontos fundamentais: reconhecer as especificidades do que chamamos de Região Metropolitana de Natal, pois cada município possui suas particularidades; elaborar um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), documento que estabelece as diretrizes, zoneamentos e sistemas, incluindo o desenho da mobilidade urbana e regional; discutir uma política integrada de mobilidade urbana na metrópole”, destacou Alexsandro Silva, professor e membro do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e do Grupo Observatório das Metrópolis.

Também participaram os deputados Luiz Eduardo, Cristiane Dantas e Hermano Morais. Além de Douglas Fabiano, representando os usuários dos transportes públicos; Rafael Freitas, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES); Jefferson Lúcio, diretor adjunto da Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas; Lincon Werner, secretário adjunto da STTU.

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